GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Governador
Camilo Sobreira de Santana

Vice-governadora
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho

Secretário da Cultura
Fabiano dos Santos Piúba

Secretária Adjunta da Cultura
Suzete Nunes

Secretária Executiva da Cultura
Andréa Rocha

Presidente do Instituto Dragão do Mar
Paulo Linhares

EQUIPE BIENAL

Comissão Executiva
Fabiano dos Santos Piúba
Suzete Nunes
Andréa Rocha
Mileide Flores
Rachel Gadelha
Walquiria Santiago
Daliene Fortuna
Roberto Freire

COORDENAÇÃO GERAL

Mileide Flores

Coordenadora de Políticas do Livro e Leitura da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), desde março de 2015. Militante da Política do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, líder sindical, conselheira representante da Literatura no Conselho Nacional de Política Cultural no período de 2012 a 2014. Participa da organização da Bienal Internacional do Livro do Ceará desde 2000 e foi curadora das edições de 2012 e 2014. Formada em Geologia e livreira por herança de uma livraria familiar há 60 anos.

 

CURADORES

Lira Neto

Jornalista e escritor cearense, ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, sempre na categoria biografia. Escreveu, entre outras obras, Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão (2009) e a biografia Getúlio, em três volumes (2012, 2013 e 2014), todos publicados pela Companhia das Letras. Também é autor de Maysa: só numa multidão de amores (Globo, 2009), O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar (Globo, 2007), Castello: a marcha para a ditadura (Contexto, 2004) e O poder e a peste: a vida de Rodolfo Teófilo (EDR, 1999). Atualmente trabalha numa série de três livros intitulados Uma história do samba. O primeiro tomo, que tem como subtítulo As origens, foi lançado este ano pela Companhia das Letras.

Cleudene Aragão

Formada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). O Mestrado em Letras (Literatura Comparada) da Universidade Federal do Ceará (UFC) rendeu os livros Xosé Neira Vilas e Rachel de Queiroz, fabuladores artífices (2000, em galego) e Rachel de Queiroz e Xosé Neira Vilas: Vidas feitas de Terras e Palavras, vencedor do Prêmio Osmundo Pontes de Ensaio (2012). Fez doutorado em Barcelona, sobre a Literatura na formação de leitores e futuros professores de espanhol. É professora de Língua e Literatura Espanholas do Curso de Letras e pesquisa Letramento Literário no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Uece. Atualmente realiza pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De 2003 a 2005 foi coordenadora de Políticas do Livro e de Acervos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e coordenadora geral e curadora das Bienais 2004 e 2006. É autora de contos da coletânea Quantas de Nós (2011), ganhador do Prêmio Moreira Campos, da Secult 2010, das crônicas afetivas do livro José Walter (2016), do conto Coração Selvagem, do livro Para Belchior, com amor (2016), e de contos da coletânea Rastros de Mentiras e Segredos (a ser lançado em breve).

Kelsen Bravos

Escritor, consultor na área do Livro, Leitura, Literatura e Cultura Digital, professor de Literatura, Língua Portuguesa e Linguística, revisor e editor, escreve para crianças e adultos. Em 2006, organizou programação e coordenou o Espaço infantil da VII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Coordenador da Formação de Mediadores para Clubes de Leitura do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), concebe, organiza e faz a coordenação editorial da Coleção PAIC – Prosa e Poesia (184 títulos), foi formador de Educadores Brinquedistas (Sesc-Unicef), coordenador dos núcleos de mediação, sensibilização e dinamização de leitura da Casa do Conto, de 2002 a 2010. Incentivador, formador e colaborador do projeto Formação de Leitores no Circo, realizado pela Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece). Conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural-Literatura (2010-2012), e do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/MinC (2010-2014), onde colaborou na formulação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL); diretor executivo do Fórum da Literatura, do Livro e da Leitura do Ceará (FLLLEC). Curador das edições X e XI da Bienal Internacional do Livro no Ceará, das quais foi também coordenador do Espaço Infantil.

COORDENADORES DE PROGRAMAÇÃO E ESPAÇOS

Régis Freitas – Juventude Fantástica

Consultor em Cultura Digital, analista de Social Media, blogueiro, criador e administrador de uma rede de blogs voltado ao público jovem com quase 3 milhões de visitas por mês. Em 2014, foi Curador da Bienal internacional do Livro pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), ficando responsável por todas as ações, programação e convidados do público juvenil. Foi consultor do PAIC da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) na área de Cultura Digital, desenvolvendo em um projeto para criar clubes de leitura interligados nos 184 municípios do Estado por meio de blogs e redes sociais. Desenvolveu o projeto Ciclos de Leitura, de estímulo à leitura para todas as escolas do Estado. Apresentou o videocast semanal #Geekvibrations, programa oficial da Campus Party, maior evento de tecnologia do Brasil, ficando responsável pela interação digital entre os convidados do evento e o público. Apresentou um quadro sobre T.I. e Internet na TV Fortaleza; ministrou cursos e oficinas sobre cultura digital, blog e redes sociais, junto a Faculdades Nordeste e FIC, e foi um dos organizadores do 1º Blogcamp Ceará. Trabalhou na capacitação de turmas de jovens e adolescentes para a otimização e aproveitamento do uso da internet e das redes sociais junto a Ongs e foi convidado para debates sobre web e as novas mídias nos jornais O Povo e Diário do Nordeste) e em programas na TV Ceará, TV União e TV O Povo.

Klévisson Viana – Praça do Cordel

Cordelista, cartunista, xilogravador e editor. Como autor, publicou 30 livros e quase 200 folhetos em Literatura de Cordel. Seu trabalho inclui também ilustração publicitária, quadrinhos e adaptações de sua poesia para o teatro. Na TV, seu folheto A quenga e o delegado foi transformado em episódio da série Brava Gente, veiculado pela Rede Globo. Publicou por diversas casas-editoras nacionais e internacionais, como a Chandeigne (de Paris, França), a Leya (de Lisboa, Portugal), Hedra, Nova Alexandria, Global, Paulus e Amarilys, de São Paulo, Demócrito Rocha (CE), Edelbra (RS), entre outras. Participou de antologias que circularam em países como Turquia, Bélgica, Itália e Holanda. Ganhou diversos prêmios, destacou-se seis vezes consecutivas no Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE), do Ministério da Educação (MEC), três no Troféu HQ Mix, uma no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do MEC, e também recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura. Também coordena ainda eventos culturais, ministra palestras, oficinas e recitais por todo o Brasil e já levou sua arte à Europa e ao México, a Cabo Verde e à Costa Rica.

Teddy Williams – Espaço Erê-Curumim

Nascido no Rio de Janeiro e batizado Flamsteed Flamarion Machado Rodrigues, Teddy Williams é arte-educador, contador de histórias, músico Casa do Conto desde 2002. Fez várias apresentações na área de estímulo à leitura e inclusão social através da leitura, no Ceará e fora do Estado, contando histórias, cantando e compartilhando brincadeiras e leituras. Radicado no Ceará há 30 anos, Teddy tem participado das Bienais Internacionais do Livro do Ceará desde 2008, com apresentações com a Casa do Conto e posteriormente passou a auxiliar nas produções da Programação Infantil. Também participou de todas as edições da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, como artista e produtor. Ganhou o Prêmio Bolsa de Circulação Literária em 2010, da Funarte/Ministério da Cultura (MinC), que foi executado no Ceará e Minas Gerais.

Alan Mendonça – Café Literário

Compositor, escritor, dramaturgo, arte-educador e produtor cultural, além de atuar diversas vezes como diretor artístico de vários discos, espetáculos, feiras, mostras, encontros e festivais. Formou-se em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é mestre em Linguística Aplicada pela mesma universidade. É especialista em Arte e Educação pelo IFCE, Arte-Terapeuta com formação pelo Instituto Aquilae e Gestor Cultural com formação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Publicou Varandas (poesias, 2004), [Des]caminhos da Arte-educação (artigos, 2006, org.), Angústias, álcool e cheiro de cigarro (poesias, 2006), A desmedula da seta (poesias, 2011), Palavra Russas (vários, 2011, org.), De peixes e aquários (poesias, 2015). Lançou quatro CDs, além de participar de várias antologias literárias e musicais. Em 2007, teve uma peça para orquestra e coro executada pela (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), parceria com Liduíno Pitombeira. Em 2010, conclui com Liduíno Pitombeira um ciclo de canções sobre os signos do zodíaco encomendado pelo Concert Artist Program da Kean University, em New Jersey (EUA). Também em 2010, concebe e produz o CD Bora!, obra coletiva dos compositores, músicos e intérpretes envolvidos no Movimento Bora!, projeto do Instituto Ceará Autoral Criativo, com atuação marcante no cenário artístico da cidade de Fortaleza entre os anos de 2010 a 2012. Está também produzindo a edição de mais três livros: Pela luz do candeeiro (ensaio); O silêncio possível (poesia); e Terra Carne (poesia); além de estar preparando o início das gravações do CD Cinema Carruagem, com músicas de sua parceria com Rogério Franco, interpretadas por Rodger Rogério e Teti (do Pessoal do Ceará).

Carlos Macedo – Fortaleza Boêmia

Um índio da tribo dos Kariris, em missão diplomática pela capital, que virou artista e filósofo.

 

 

 

Andréa Vasconcelos – Circo & Literatura

Pós-graduada em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Fundação Perseu Abramo – GAPI/Unicamp, Socióloga pela Universidade Federal do Ceará, com atuação na área de Produtora Cultural há mais de 15 anos. Coordenou eventos como I Mostra de Linguagens Artísticas do Ceará – 2011, II Conferência Estadual de Cultura (2009), Carnaval de Fortaleza (2009/2006/2005); Carnaval das Regionais e Praias (2007); V, VI e VII Encontros da Cidade; II Conferência da Cidade de Maracanaú(2005).

Júlio Lira – Bienal Fora da Bienal

Educador, artista multimídia e relacional, escritor, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa sobre a arte digital e a prática do cinema ao vivo no Brasil. Especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional e em Audiovisual em Meios Eletrônicos, ambas pela UFC. Tem experiência como educador na área de comunicação e edição de vídeos. Concebeu e coordenou a Escola de Comunicação e Mobilização Social para Adolescentes, assim como o Pontos de Corte, projeto de formação e a apoio a exibidores independentes. É coordenador e articulador de projetos de intervenção urbana e cultural do coletivo Mediação de Saberes. Desde 2003 coordena o Projeto Percursos Urbanos.

Ihvna Saboya Chacon – Bienal Fora da Bienal

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e doutorado em Administração pela Universidade de Barcelona. Tem experiência na área de Gestão Pública e Ensino, atuando principalmente nas áreas de gestão e políticas públicas, gestão de processos, gestão de conhecimento, comportamento e gestão hospitalar. Trabalhou como diretora administrativa no Hospital Público Gonzaguinha de Messejana. Foi bolsista de Extensão Tecnológica no Departament of International Development (DFID), na Inglaterra; na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) no Projeto de Apoio à Reforma do Setor de Saúde no Estado do Ceará. Foi assessora de planejamento na Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFor).

COORDENADORES DE ENCONTROS

Vânia Vasconcelos – Letra de Mulher, Novas Páginas

Nasceu em Salvador (BA), no alto da colina do Bonfim e tem raízes fincadas no recôncavo baiano, região com a qual sente-se profundamente ligada, de onde vem sua família. Foi professora do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), campus de Quixadá da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Publicou Mergulhos (crônicas), Desvios (contos), Chão de Infância (infantil), e participou da coletânea de contos Quantas de Nós, que venceu o prêmio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), de 2010. É doutora em Literatura Contemporânea com tese de doutorado que investiga o tema da maternidade na literatura afro-brasileira de autoria feminina, publicada com o título No colo das Iabás. É membro do Grupo de Pesquisa Vozes Femininas, do CNPQ e professora da Unilab- Malês. É mãe de Luiza, Rodrigo e Hanna.

Carlos Emílio Barreto Corrêa Lima – Periódicos Literários Brasileiros

É escritor, poeta, editor, ensaísta, antidesigner, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez mestrado em literatura espanhola na Universidade de Yale (não concluído). Editor de inúmeras publicações literárias tais como a revista o Saco Cultural, a revista Cadernos Rioarte, o jornal Letras & Artes (prêmio da APCA para melhor divulgação cultural do país em 1990), a revista triangular Arraia Pajéurbe. Correspondente da revista espanhola El Passeante no Rio de Janeiro. Publicou os romances A Cachoeira das Eras, A Coluna da Clara Sarabanda (editora Moderna, 1979), Além Jericoacoara, o observador do Litoral (Nação Cariri editora,1982), Pedaços da História Mais Longe, 1997, com prefácio de José J.Veiga e apresentação de Braúlio Tavares (editora Impressões do Brasil, 1997), Maria do Monte, O romance inédito de Jorge Amado (Tear da memória editora, 2008). os livros de contos Ofos (Nação Cariri,1984), O romance que explodiu (Editora UFC, 2006); o livro ensaístico Virgilio Varzea: os olhos de paisagem do cineasta do Parnaso (cooedição da Editora da Fundação Cultural de Santa Catarina e da UFC, 2002). Tem ainda inéditos os livros Culinária Venusiana (poesia), Delta do rio suspenso (ensaios), A outra forma da Ilha (contos fantásticos), Teatro submerso (dramaturgia para o fundo do mar), Solário (contos infantis). Doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sarah Diva Ipiranga – III Salão do Professor

Professora de Literatura Comparada do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-Doutora em Literatura Brasileira pelo Centro de Estudos Comparatistas, da Universidade de Lisboa, sobre Infância, memória e formação na poesia de Jáder de Carvalho. É coordenadora do Grupo de Estudos Autobiografia, Memória e Identidade (AMI) e responsável pelo Projeto de Pesquisa Mar de Memória: Um Diálogo Luso-Brasileiro. Docente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), da Uece e vice-Coordenadora do ProfLetras. Doutora em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com tese sobre Imagens da infância: criança, aprendizagem e formação nos contos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Mestre em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com dissertação sobre O mal da língua; violência e linguagem nos contos de Rubem Fonseca. Autora do livro O sol na palavra: a literatura cearense sob o signo solar.

Tino Freitas – Mediação de Leitura: da Oralidade ao Livro na Mão

Foto: Andressa Anholete

Jornalista, escritor, contador de histórias cearense, é também mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal, onde descobriu e apaixonou-se pelo trabalho com e para crianças. Seus livros têm como características o humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) enquanto importante elemento condutor da narrativa. Alguns já receberam importantes prêmios, como o Jabuti, o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), além de integrar seleções de destaque nacional (Os 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer) e internacional (Catálogo de Bologna).

Maria Aparecida de Lavor – VIII Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará, é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com Especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares pela UFC e em Gestão de Bibliotecas Públicas, pela Universidade de Barcelona. É vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 3º Região e bibliotecária da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.

Nixon Gleyson Melo de Araújo – Oralidade & Escritas em Língua Portuguesa

Trabalhou na equipe que produziu a VI Bienal Internacional do Livro do Ceará​ (2006) e na VII Bienal Internacional do Livro de Fortaleza, além de estar presente nas equipes que conceberam e executaram a primeira e segunda Festa do Livro e da Leitura de Aracati ( 2005 e 2006). Participou da equipe que concebeu e coordenou o projeto Agentes de Leitura no Ceará em 2006. Trabalhou como consultor pedagógico de editoras como Callis, Biruta e Mundo Jovem. Em 2010 foi consultor da Câmara Cearense do Livro. Sua experiência profissional está ligada às políticas públicas na área de Arte e Cultura com o foco na execução de projetos e produção de eventos, com atuação nas Secretarias de Cultura do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza. Coordenou os projetos Agentes de Leitura de Fortaleza, processo de Modernização da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas de Fortaleza e processo de Implantação de duas Bibliotecas Mais Culturas nas Regionais III e IV, de Fortaleza, dentro do programa Mais Cultura. Atualmente é servidor público na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), lotado na Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), como gerente de Arte e Cultura, além de coordenar os projetos de extensão Independências, Rotas das Cultura e Mosaicos de Papel. É aluno especial no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades pela Unilab, com especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Artes, graduando de Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Coordenação de Produção
Rachel Gadelha e Giza Diógenes

Coordenação Financeira
Aníbal Chaves e Maninha Morais

Coordenação de Programação
Helena Colaço

Produção de Programação
André Zimmer, Carol Sousa, Elisa Mariano, Erivaldo Casimiro e Juliana Lins

Coordenação de Logística
Ana Lúcia Castelo Branco

Produção de Logística
Andria Magalhães e Fernanda Gomes

Coordenação de Secretaria
Sheila Fernandes

Produção de Secretaria
Clesiana Carvalho, Luisa Carvalho, Paula Silveira e Sueli Portela

Coordenação Técnica
Angelo Márcio

Produção Técnica
Júnior Pereira e Cleuton Santos

Coordenação Operacional
Jaime Lins

Produção Operacional
Léo Carrero e Mozart Araújo

Coordenação de Visitação Escolar
Lina Luz

Produção de Visitação Escolar
Amanda Oliveira, Sônia Ribeiro, Vinicius Franco e Vânia Cavalcante

Coordenação de Transporte
Roldão Netto

Produção de Transporte
Andréa Feijão e Priscila Beviláqua

Coordenação de Receptivo
Glícia Gadelha

Produção de Receptivo
Glória Teixeira e Fernanda Gomes

Mestres de Cerimônia
Danielle Rodrigues, Gilberto Rodrigues, Orlângelo Leal e Sâmia Bittencourt

Assessoria Jurídica
André Brayner

Coordenação de Comunicação
Dalwton Moura e Willer Kelly

Produção de Comunicação
Adriana Rodrigues, Júlio Monteiro, Laurisa Nutting e Valentina Pires

Assessoria de Comunicação Secult
Dalwton Moura, João Maropo, Lucas Benedecti e Paula Candice

Coordenação de Governança Digital
Gecíola Fonseca

Coordenação de Tecnologia da Informação
Thyago Sousa

Equipe Site
Hacklab, Instituto Mutirão, Sérgio Magalhães e Dênis Nacif

Assessoria de Imprensa
AD2M: Apolônio Aguiar, Beatriz Nogueira, Djane Nogueira, Mauro Costa, Mayara de Araújo, Nayana Agrela e Rafaela Britto

Mídias Digitais
Rock Digital: Aline Montenegro, Hugo Lopes, Kauany Duarte e Rodrigo Franklin

Mídia Indoor
Engenho News: Rui Boeira

Agência de Publicidade
Bolero Comunicação

Fotógrafos
Chico Gadelha, Felipe Abud, Jacques Antunes, Salvino Lobo, Paulo Winz

Coordenação da Feira
RPS

Ambientação
Equipe de Produção

Filmagem
Stúdio F3

TVC NA BIENAL

Produção Executiva
Tibico Brasil

Coordenação
Henriette de Salvi

Edição de Texto
Mônica Silveira

Apresentação
Raphaelle Batista

Reportagem
Vanessa Cavalcante

Direção de Arte
Leandro Cazumbá

Web
Rodrigo Neto

Transmissão
Delano Barroso

Produção
Gabriela Martins