Confira a programação do Eixo “O Livro e seus Mercados: Uma Reflexão”, parte integrante da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Dia 17 de agosto (sábado)

10h às 12h30 – Mesa POLÍTICA DO LIVRO E DA LEITURA DO BRASIL: PERSPECTIVAS PARA O MERCADO EDITORIAL
José Castilho Marques Neto (SP). Mediação: Fabiano Piúba (CE)
Local: Sala Lira Cearense – Mezanino 2

14h às 16h30 – Mesa ECONOMIA COLABORATIVA, A SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EDITORAS E LIVRARIAS
Anna Dantes – Dantes Editora (RJ), Guarany Oliveira – Livraria Lamarca (CE), Rosel Soares – Casarão do verbo (BA), Simone Paulino – Editora Nós (SP). Mediação: Talles Azigon – Editora SubStânsia (CE)
Local: Sala Lira Cearense – Mezanino 2

16h30 às 20h – PITCH DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS: APRESENTAÇÃO DE OFERTANTES DA CADEIA PRODUTIVA DO LIVRO COM SESSÃO DE NETWORKING
Parceria SEBRAE
Local: Sala Lira Cearense – Mezanino 2

Dia 18 de agosto (domingo)

10h às 12h30 – Mesa A INQUIETUDE DO MERCADO: DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES ÀS ANTIGAS FORMAS DE PRODUÇÃO
Alexandre Martins Fontes – Editora Martins Fontes (SP) e Marcelo Levy  – Editora Todavia (SP). Mediação: Mileide Flores (CE)
Local: Sala Lira Cearense – Mezanino 2

14h às 16h30 – Mesa PUBLICAÇÃO DE AUTOR@S NEGR@S, INDÍGE@A E DE MULHERES NO BRASIL
Iris Amâncio – Editora Nandyala (MG ), Anna Karine – Editora Aliás (CE) e Daniel Munduruku (SP). Mediação: Sandra Petit (CE)

16h30 às 18h – Mesa O DESIGN EDITORIAL: MÍDIAS IMPRESSAS E DIGITAIS
Parceria com a Associação de Design do Ceará – Deglaucy Jorge – Doutor em Media Design (CE), Denise de Castro – Editora Senac  (CE), Felipe Góes – Mestre em Design gráfico e projetos editoriais (CE) e Amaurício Cortez – Editor de Design da Fundação Demócrito Rocha (CE). Mediação: Camila Barros – UFC (CE)
Local: Sala Lira Cearense – Mezanino 2

Dia 19 de agosto (segunda-feira)

10h às 12h30 – Mesa ENTRE O NORDESTE, NO BRASIL, NO MUNDO
Wellington de Melo – Cepe Editora ( PE),  Abdulai Silá – Kuw Si Mon Editora (Guine- Bissau) e Albanisa Dummar – Armazém da Cultura (CE). Mediação: Simone Paulino – Editora Nós (SP)

14h às 16h30 – Mesa O MERCADO E SEUS LEITORES: INFÂNCIA E JUVENTUDE LEITORA
Daniela Padilha – Jujuba Editora (SP), Lídia Eugênio Cavalcante – Professora e Bibliotecária (CE) – Mediação: Regina Ribeiro – Editora executiva da Dummar Editora (CE)
Local: Sala Lira Cearense – Mezanino 2

16h30 às 18h – Mesa DO LIVRO ÀS TELAS  –  OBRAS LITERÁRIAS E O MERCADO AUDIOVISUAL
Parceria com a Câmara Setorial do Audiovisual Samuel Brasileiro – diretor e roteirista (CE), Iris Sodré – produtora Gavulino (CE) A B, Cecília Rabêlo – Comissão de Direitos Culturais da OAB (CE),  Paulo Amoreira – criador transmídia (CE), George Frota – Produtor e roteirista representante da CSA na ADECE). Mediação: Aíla Sampaio – Professora de cinema – Unifor  (CE)