post

“Borboletário: Espetáculo para bebês” por meio de apresentação musical e teatral reuniu de forma leve e sensorial o sentindo da vida e o renascer dos seres bípedes e quadrúpedes

Explicar o sentido da vida, e mais ainda o da morte, já é algo difícil quando se trata com adultos. Imagine com crianças. Fazendo uma alusão à morte, ou melhor, ao renascer das borboletas, “Borboletário: espetáculo para bebês” apresentou o tema com uma linguagem simples em forma de teatro e música. As crianças que compareceram à sala O Desfile das Letras, localizada no primeiro andar do Centro de Eventos, na tarde desse sábado (24), interagiram com a peça e saíram encantadas com o mundo de fantasias que o espetáculo proporcionou. A peça abordou o renascer, momentos e situações na qual se passa por transformações na vida. 

Para o idealizador e ator da peça Wellington Fonseca, esse é o real objetivo da iniciativa. “Comecei a estudar o teatro na primeira infância e percebi uma relação intuitiva da criança com o movimento, com a dança e música de maneira mais sensitiva. Os bebês têm o potencial de devaneios poéticos, de subjetividades que a dança e o teatro os ajudam a compreender, além da mensagem que passamos”, comenta o artista. 

Quem também aproveitou o momento foram os pais, que presenciaram de perto a interação dos filhos. Para a médica Judith Cavalcante, momentos como  esse influenciam na formação cultural dos filhos. “Gostei do espetáculo porque ele proporcionou o contato com os estímulos sensorial, visual, sinestésico, estimulou a criatividade e a interpretação deles. Meus filhos gostaram muito”, comentou a médica. 

Sobre a Bienal

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal, a Bienal do Livro conta com os patrocínios de Bradesco, Cagece, Grendene e Cegás, e com os apoios de Fecomércio, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), Unilab, TV Ceará, Sistema Verdes Mares, Grupo O Povo, Café Santa Clara, RPS Eventos, Câmara Cearense do Livro, Sindilivros-CE, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Prefeitura de Fortaleza e das Secretarias de Educação (Seduc), Turismo (Setur), Cidades (SCidades) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).


Serviço
XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 16 a 25 de agosto, de 10h às 22h
Centro de Eventos do Ceará
facebook.com/BienalDoLivroDoCeara
instagram.com/bienaldolivroce
bienaldolivro.cultura.ce.gov.br