Por Antônia Gabriela Araújo
Colaboradora da Secult, na Coordenadoria do Livro Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB) e Doutora em Antropologia Social (UFRJ/Museu Nacional)
Na oficina “Palavra maldita: poéticas dissidentes na escrita queer” sob mentoria do escritor Jair Cozta e que aconteceu de forma presencial, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a produção de escritas feitas por pessoas queer e lgbtqi+, além de se aprofundar em assuntos referentes à produção de escritas fora dos cânones literários e do mainstream da literatura.
E por falar em escrita dissidente e escrita queer, se liguem no edital de publicação em livro da Editora Devires. O nome da coletânea que está recebendo propostas de publicações é “Cutucando o cu do cânone: insubmissões teóricas e desobediências epistêmicas” com áreas de concentração em Estudos da linguagem, Estudos literários, Estudos discursivos, História e Ciências Sociais.
Além dessa super dica que você não pode ficar de fora, não deixe de seguir a página Literatura Queer. Sob os cuidados e idealização de Jair Cozta, a página te oferece um rico material de mediação de leitura, indicações de livros e um extenso conteúdo que vai te auxiliar na sua motivação e produção de escritos.
Não perde:
Edital de seleção de textos da Editora Devires.
Clique no link e saiba mais: https://editoradevires.com.br/2021/05/24/edital-coletanea-de-artigos-editora-devires-chamada-publica/
Siga:
Instagram @literaturaqueer
https://www.instagram.com/literaturaqueer/
Fique por dentro:
A Queer Livro que é uma loja online da Editora Devires, com a proposta de distribuir livros de autorxs brasileirxs fora do contexto atual de mercado que repassa 50% do valor do livro para vender em grandes livrarias. Atualmente, as grandes livrarias cobram 50% para revender os livros. A distribuidora cobra aproximadamente 20%, dos quais o autor fica com 10% e a editora com o restante. Esse modelo inviabiliza as pequenas editoras. Ao comprar os livros da loja online, você contribui para a proposta de publicação, sem custos para o autor/a, pois não cobramos para publicar e temos buscado oportunizar outros discursos, sobretudo de pessoas trans, incluindo-as no conselho editorial e na proposta de publicação.
Site: https://www.queerlivros.com.br/pagina/quem-somos.html
Dica de Leitura:
Ainda seguindo a temática da escrita queer e das escritas dissidentes, a Editora Substância publicou livros que vocês precisam colocar na lista de leituras, são eles:
- Viço Manco Voo, de João Paulo Lima.
- Me faço tempestade para não caber em redemoinho, da Bicha Poética.
- O Sodoma e Gomorra Tropical, de Yuri Marrocos.