Dicas sobre literatura queer

Por Antônia Gabriela Araújo
Colaboradora da Secult, na Coordenadoria do Livro Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB) e Doutora em Antropologia Social (UFRJ/Museu Nacional)

Na oficina “Palavra maldita: poéticas dissidentes na escrita queer” sob mentoria do escritor Jair Cozta e que aconteceu de forma presencial, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a produção de escritas feitas por pessoas queer e lgbtqi+, além de se aprofundar em assuntos referentes à produção de escritas fora dos cânones literários e do mainstream da literatura.

E por falar em escrita dissidente e escrita queer, se liguem no edital de publicação em livro da Editora Devires. O nome da coletânea que está recebendo propostas de publicações é “Cutucando o cu do cânone: insubmissões teóricas e desobediências epistêmicas” com áreas de concentração em Estudos da linguagem, Estudos literários, Estudos discursivos, História e Ciências Sociais.

Além dessa super dica que você não pode ficar de fora, não deixe de seguir a página Literatura Queer. Sob os cuidados e idealização de Jair Cozta, a página te oferece um rico material de mediação de leitura, indicações de livros e um extenso conteúdo que vai te auxiliar na sua motivação e produção de escritos.

Não perde:

Edital de seleção de textos da Editora Devires.

Clique no link e saiba mais: https://editoradevires.com.br/2021/05/24/edital-coletanea-de-artigos-editora-devires-chamada-publica/

Siga:

Instagram @literaturaqueer

https://www.instagram.com/literaturaqueer/

Fique por dentro: 

A Queer Livro que é uma loja online da Editora Devires, com a proposta de distribuir livros de autorxs brasileirxs fora do contexto atual de mercado que repassa 50% do valor do livro para vender em grandes livrarias. Atualmente, as grandes livrarias cobram 50% para revender os livros. A distribuidora cobra aproximadamente 20%, dos quais o autor fica com 10% e a editora com o restante. Esse modelo inviabiliza as pequenas editoras. Ao comprar os livros da loja online, você  contribui para a proposta de publicação, sem custos para o autor/a, pois não cobramos para publicar e temos buscado oportunizar outros discursos, sobretudo de pessoas trans, incluindo-as no conselho editorial e na proposta de publicação.

Site: https://www.queerlivros.com.br/pagina/quem-somos.html

Dica de Leitura: 

Ainda seguindo a temática da escrita queer e das escritas dissidentes, a Editora Substância publicou livros que vocês precisam colocar na lista de leituras, são eles:

  • Viço Manco Voo, de João Paulo Lima.
  • Me faço tempestade para não caber em redemoinho, da Bicha Poética.
  • O Sodoma e Gomorra Tropical, de Yuri Marrocos.

Site: https://www.substansia.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support