Foto: Te Pinheiro
Foto: Te Pinheiro

Sabores, saberes e memórias é destaque na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará com foco na cultura alimentar

Mercado AlimentaCE e Escola de Gastronomia Social promovem encontros entre literatura, ancestralidade e a rica culinária cearense

O espaço “Literatura e Cultura Alimentar” transformou-se em um verdadeiro celeiro de afetos, saberes e sabores durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. Com uma programação vibrante e sensorial, o Mercado AlimentaCE e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco levam para o público experiências únicas que conectam o alimento à identidade e à memória do povo cearense.

Com rodas de conversa, lançamentos de livros e vivências culinárias, o Mercado AlimentaCE tem aproximado os visitantes de tradições alimentares ancestrais. Mulheres guardiãs da cultura alimentar compartilharam histórias que transcendem o paladar e tocam a alma.

“A Bienal do Livro é um espaço de intercâmbio transcultural que, sem dúvida, estimula o diálogo entre diferentes perspectivas artísticas e sociais. Além de promover o acesso à leitura e à literatura, também proporciona momentos de troca de saberes com detentores de conhecimentos ancestrais”, destaca Marina Araújo, diretora do Mercado AlimentaCE.

A experiência sensorial também deixou impressões marcantes no público visitante. A Dra. Márcia Alcântara disse que encontrou no Café Literário um espaço especial na Bienal. “Tive um ótimo descanso para minhas pernas e para a mente. Lá, sentei-me e, enquanto degustava um cafezinho delicioso, tive um momento de satisfação do ser e da mente”, contou. 

A conexão com as raízes também tocou profundamente a visitante Beatriz Menezes, mestre em Cultura, Comunicação e Globalização, que adquiriu o livro Mistura Quilombola, do Mistura AlimentaCE. “Logo de cara, fui impactada pela capa do livro. Os desenhos me remeteram imediatamente à casa da minha avó e aos utensílios que ela usava. Mexeu direto com a minha memória afetiva”, compartilhou. “Depois de muitos anos vivendo na Dinamarca, estou num processo de reconexão com o Brasil e de busca pela minha identidade. Tenho um grande interesse por obras que resgatem a cultura cearense, especialmente as nossas raízes indígenas e quilombolas. Por isso, o título também teve um peso enorme na minha decisão. Viva o Ceará e a nossa cultura tão rica e diversa!”, completou, visivelmente emocionada.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, em sua terceira participação consecutiva na Bienal, também marcou presença com uma programação voltada à valorização dos saberes alimentares tradicionais e suas relações com a literatura.

“Participar da Bienal é fundamental para fortalecer o elo entre a leitura e a cultura alimentar. Trouxemos mulheres com saberes ancestrais que compartilharam experiências sobre receitas e práticas culinárias que atravessam gerações, muitas vezes sem registro escrito. A culminância dessa vivência é o lançamento do livro ‘As receitas que não foram escritas’, produzido ao longo da semana do evento”, disse Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. 

Confira a programação do fim de semana no Espaço Literatura e Cultura Alimentar

Sábado (12/04)
16h às 18h — Lançamento do livro “As receitas que não foram escritas”
Uma roda de conversa sobre gastronomia, histórias e pertencimento, com Bianca Ziegler e Raisa Christina, mediada por Vanessa Moreira, da EGSIDB.

Domingo (13/04)
Programação do Mercado AlimentaCE segue com rodas de conversa e lançamentos de livros que celebram a cultura alimentar cearense no espaço ‘Literatura e Cultura Alimentar’.

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará 
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Compartilhe

Barra de acessibilidade