54431395250_75162e10c6_k

Eixo Literatura e Moda abre programação com desfile inspirado em obra de José de Alencar

Novidade na Bienal do Livro do Ceará, o novo eixo iniciou as atividades com um desfile inspirado no romance “Iracema”, de José de Alencar

Novidade da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, a programação do eixo de Literatura e Moda teve início nesta sexta-feira, 4 de abril, com o desfile “Iracemas: ‘Mulheres à beira-mar’”. Iniciado às 18 horas no Foyer Pavilhão Térreo – Oeste, do Centro de Eventos do Ceará, a atividade teve como organizador Claudio Silveira, idealizador do DFB, e coleção criada pelo estilista João Lobo, da marca cearense OcO. 

As peças foram desenvolvidas especialmente para a Bienal do Livro do Ceará, que escolheu o romance “Iracema”, do escritor José de Alencar, para inspirar a indumentária do desfile. Em 2025, a obra completa 160 anos da publicação da primeira edição e foi selecionada pelo evento como título a ser homenageado em diversas atividades. 

Durante o momento, roupas femininas e masculinas em tons terrosos preencheram a passarela, traduzindo as palavras do autor cearense para uma indumentária contemporânea. As peças passeavam entre o estilo casual e a moda praia, usando elementos diversos para trazer aspectos indígenas que marcam a obra. 

Sarah Diva Ipiranga, uma das curadoras da Bienal deste ano, abriu o desfile celebrando a realização do evento e a valorização da cultura de artistas cearenses durante os 10 dias de evento. “Hoje recuperamos esse romance dentro de uma outra visão, uma visão contemporânea, e podemos ressignificar essa Iracema. Porque como diz o nome, Iracemas somos todas nós”, afirmou. 

Alice Ferreira Gomes, coordenadora do eixo Literatura e Moda e uma das responsáveis pela análise literária da obra que se transformaria no desfile, aponta a relação entre as duas linguagens artísticas. Ela define que ambas são formas de narrar histórias, uma usando o texto escrito e outra o visual. 

“No primeiro momento, não tínhamos pensado no desfile, havíamos imaginado mesas redondas. E o Cláudio disse: ‘Por que não produzir um desfile?’. Quando você produz um, tem que estudar para saber o que vai colocar. Pode ser uma obra literária ou um personagem, mas há um estudo para a produção. Queremos mostrar a importância da interseção entre essas duas artes”,  arremata Alice. 

Bienal do Livro do Ceará traz outras programações em Literatura e Moda

Além deste, a Bienal recebe outro desfile neste sábado, 5 de abril, trazendo como temática “Funesta: ‘Mulheres à sombra d’água’”. O momento também conta com organização de Claudio Silveira e explora a obra da cearense Emília Freitas, “A Rainha do Ignoto”. A programação inicia às 18 horas no Foyer Pavilhão Térreo – Oeste. 

A programação do eixo também prevê a realização de quatro oficinas, iniciando a partir da segunda-feira, 7 de abril. A primeira a ser ministrada será a oficina de Arpilharia e Literatura, com o Prof. Dr. Ricardo Bessa (UNIFOR). Ela acontece entre os dias 7 e 10, das 14h às 17h. 

A oficina “Folhas Bordadas com Palavras”, com a Profa. Ms. Ana Cláudia Farias, da UNIFOR, está marcada para a quarta-feira, 9, das 15h às 17h. Na sexta-feira, 11, a Profa. Ms. Valeska Zuim (UNIFOR) ministra “Aquarela com Café”, das 15h às 17h. A programação do eixo será finalizada com a aula de “Pintura em Tecido com Carimbos”, também lecionada por Ana Cláudia Farias.

Todas ocorrem na sala Alba Valdez (salas 7 e 8), 2º Mezanino. Foram ofertadas 20 vagas, preenchidas previamente por inscrição em um formulário disponibilizado no Instagram da Bienal do Livro (@bienaldolivroce) entre os dias 18 e 28 de março. Os selecionados receberam o resultado via e-mail.

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará 
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público

Compartilhe

Barra de acessibilidade