Foto: Jeny Sousa
Foto: Jeny Sousa

Bienal do Livro do Ceará celebra o poder da leitura e revela lista dos livros mais vendidos até agora

Evento atrai milhares de leitores com programação diversificada e comprova o protagonismo da literatura juvenil nas vendas; destaque para autores cearenses e temas que resgatam a história do país

Ler é mais do que um hábito: é uma forma de se conectar com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Na Bienal do Livro do Ceará, essa força transformadora da leitura tem sido celebrada em cada corredor, estande e roda de conversa. Em meio a encontros com autores, descobertas literárias e trocas de experiências, a leitura reafirma seu papel como ferramenta de construção de identidades, afetos e memórias.

Para a estudante de psicologia Geovanna Marques, de 23 anos, a experiência tem sido marcante. “É a minha primeira vez na Bienal. Eu li Melhor do que nos filmes no ano passado, e ele virou um dos meus favoritos de romance. Ele é muito gostoso de ler, muito fácil, uma leitura muito boa. É um romance envolvente, com personagens muito bem construídos. Você se apaixona por eles, é muito boa a história”, conta, empolgada.

Segundo a livreira Déia Farias, da Selecta Livros, o público jovem é quem movimenta o mercado. “A maioria das vezes as pessoas acham que quem domina esse mercado são os adultos, mas não é verdade. Ele é dominado pela literatura infantojuvenil. É o maior público da Bienal. A gente olha a lista dos mais vendidos e vários deles são juvenis, romances, ficção, terror, como o primeiro da lista”. Déia também reforça a relevância do evento. “A Bienal do Ceará é uma das principais feiras do nosso circuito nacional. Sempre com resultado positivo, com leitores criteriosos, que buscam literatura de qualidade”, conta.

A curadora da Bienal, Sarah Diva Ipiranga, ressalta a diversidade como marca registrada do evento. “A Bienal é multicultural, democrática e ampla. Essa variedade de leituras mostra que temos vários públicos com diferentes predileções. Essa lista reflete o sucesso da formação leitora, com títulos de diversos gêneros sendo consumidos com excitação”.

Sarah também comemora a presença cearense na lista. “A Socorro Acioli, que tem dois livros entre os mais vendidos, representa a descentralização da produção literária. É uma autora cearense, com alcance nacional, que escreve aqui e leva a literatura do Ceará para o Brasil. Outro destaque é Ainda Estou Aqui , de Marcelo Rubens Paiva, que toca num momento delicado da história brasileira. É bonito ver as pessoas se conectando com a história do país por meio da literatura”, conta.

Com quase 200 mil visitantes até quarta-feira (09) e mais de 5 milhões em vendas, a Bienal do Livro do Ceará tem se mostrado um verdadeiro sucesso de público e crítica. A programação segue até domingo, dia 13, reunindo leitores, autores e editores em uma grande celebração da palavra.

Confira a lista dos 15 livros mais vendidos da Bienal até terça-feira (09):

  1. Five Nights – Mergulho na escuridão
    Autores: Scott Cawthon, Ellen Cooper – Ed. Intrínseca

  2. Melhor do que nos filmes
    Autora: Lynn Painter – Ed. Intrínseca

  3. Oração para desaparecer
    Autor: Socorro Acioli – Ed. Cia das Letras

  4. Olhos d’água
    Autora: Conceição Evaristo – Ed. Palas

  5. Canção para ninar menino grande
    Autora: Conceição Evaristo – Ed. Palas

  6. Cabeça de Santo
    Autor: Socorro Acioli – Ed. Cia das Letras

  7. A Empregada
    Autora: Freida McFadden – Ed. Arqueiro

  8. Jantar Secreto
    Autor: Raphael Montes – Ed. Cia das Letras

  9. A Hipótese do Amor
    Autor: Ali Hazelwood – Ed. Arqueiro

  10. As Veias Abertas da América Latina
    Autor: Eduardo Galeano – Ed. L&PM

  11. No Fundo É Amor
    Autor: Ali Hazelwood – Ed. Arqueiro

  12. Cinco Noites – Olhos Prateados
    Autor: Scott Cawthon – Ed. Intrínseca

  13. Ainda Estou Aqui
    Autor: Marcelo Rubens Paiva – Ed. Cia das Letras

  14. Coisas que você só vê quando desacelera
    Autor: Haemin Sunim – Ed. sextante

  15. Amor Teoricamente
    Autor: Ali Hazelwood – Ed. Arqueiro

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras — Mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará tem como foco principal debatedor a presença de mulheres na linguagem artística. O evento conta com curadoria de quatro nomes importantes: Sarah Diva Ipiranga, Amara Moira, Nina Rizzi e Trudruá Dorrico.

Gratuita, a programação acontece dos dias 4 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, com atividades como palestras e shows, além da famosa feira do livro. Para saber o que está previsto para cada dia, basta acessar o site oficial ( bienaldolivro.culura.ce.gov.br ) ou o Instagram (@bienaldolivroce).

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço

Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Compartilhe

Barra de acessibilidade