Foto: Te Pinheiro
Foto: Te Pinheiro

Bienal do Livro: Museu do Ceará realiza palestras para estudantes sobre 1º jornal do estado e correspondência de mulheres

Com a presença de estudantes de escolas públicas e particulares, historiadores do Museu do Ceará conversaram com os estudantes sobre o 1º jornal impresso do estado e a correspondência de mulheres na Primeira República

Nesta segunda-feira, 7 de abril, o Museu do Ceará marcou presença na XV Bienal Internacional do Livro do Estado com a atividade “Entre impressos e cartas: Artes da escrita por meio do acervo do Museu do Ceará”. O momento aconteceu das 9h às 10h, no 2ª Mezanino do Centro de Eventos, com a presença de estudantes de escolas públicas e particulares. 

A atividade se dividiu em duas palestras. A primeira teve como tema “Diário do Governo do Ceará (1824): Uma breve história sobre o primeiro jornal impresso cearense”, realizada pelo Prof. Weber Porfírio, historiador do equipamento. A ideia para este momento era refletir sobre o processo da imprensa no Estado (o surgimento, circulação e contexto de publicação). 

Ele ressaltou que o periódico esteve inserido em uma época importante para o Ceará, quando aconteceu a Confederação do Equador, além de dar espaço para publicações de mulheres —- incomum para a época. 

“Para além de entender essa questão da importância da imprensa tipográfica e do surgimento da imprensa no Ceará, é possível entender também os sujeitos que estão colaborando nisso — inclusive mulheres, sabendo que era muito difícil darem voz ou qualquer que seja os assuntos relacionados a este público”, aponta. 

A palestra seguinte foi realizada pela Profa. Dra. Paula Virgínia Pinheiro Batista, que apresentou o tema “Correspondência Feminina no arquivo pessoal de Capistrano de Abreu”. Para a conversa, ela explicou as estratégias “usadas pelas mulheres no início da Primeira República, correspondentes do historiador”. 

“As vozes dessas mulheres trouxeram várias das estratégias usadas por elas, por exemplo, para compartilhar leituras, troca de favores; para discutir política, ampliando os espaços sociais de atuação que tinham no início da República, cujos papeis tradicionais eram de mãe e esposa”, elabora a pesquisadora. 

Do ponto de vista pedagógico, a professora de português Regiane Passos, que acompanhava uma das escolas, celebra que o tema da Bienal em 2025 esteja voltado principalmente para esta literatura escrita por mulheres, pontuando que é comum uma tentativa de apagamento deste público na história. 

“Temos que ficar retomando temas. Por exemplo, lá na escola tivemos um projeto do Dia das Mulheres e os meninos achavam que não era importante. Mulheres não tinham acesso a muita coisa e eles achavam que não era importante, vinham com brincadeira — (perguntavam) por que não tinha o dia do homem, sendo que existe toda uma história por trás”, afirma. 

Uma de suas alunas, Pérola Marília Gomes, de 18 anos, está participando pela primeira vez da Bienal do Livro do Ceará, mas já aprova a temática escolhida, considerando importante devido aos desafios enfrentados por mulheres para participar da literatura. A temática das palestras eram familiares por causa de estudos anteriores, e agradaram a aluna:

“Gostei da história do jornal impresso, como tudo começou. Achei muito interessante a palestra sobre as mulheres na literatura, porque realmente precisamos conquistar os nossos lugares”, arremata a Pérola, que acrescenta ter a vontade de retornar para outras atividades da programação. 

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Com a temática “Das fogueiras ao fogo das palavras — Mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece entre os dias 4 e 13 de abril, no Centro de Eventos do Estado. Ao longo dos 10 dias, a programação oferece atividades gratuitas variadas, como rodas de conversas, palestras, lançamentos de livros e shows. 

O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará 
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Compartilhe

Barra de acessibilidade