Aos 89 anos, o autor emociona estudantes com o lançamento de Paisagens da Inspiração e reforça a importância da literatura popular na formação cultural
A literatura de cordel, com sua oralidade poética e força narrativa, segue viva e pulsante como instrumento de educação, identidade e resistência cultural. Essa tradição atravessa gerações encantando leitores com histórias rimadas, ilustrações xilográficas e personagens do imaginário popular. É nesse cenário que a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará celebrou, nesta quinta-feira (10), a obra de um de seus maiores expoentes: o poeta e cordelista Chico Pedrosa.
Natural de Guarabira, na Paraíba, o autor de 89 anos foi homenageado pela editora IMEPH durante o evento no Espaço Cordel, com o lançamento de seu mais novo livro, Paisagens da Inspiração. Com 12 obras publicadas – sendo três delas pela IMEPH – Chico foi aplaudido por estudantes de escolas públicas do estado, que lotaram o espaço para ouvir o mestre compartilhar suas experiências e versos.
“Para mim é sempre um prazer, uma alegria participar da Bienal, porque não é a primeira vez que eu venho. Já estive aqui umas oito ou dez vezes. Graças a Deus, participar desses eventos, e principalmente quando as editoras nos respeitam, gostam daquilo que a gente faz e publica, é gratificante. Nossos livros estão nas escolas, não só no Brasil, mas também fora dele. Isso é um prazer enorme”, declarou Chico Pedrosa, emocionado.
O estudante João Miguel Gomes Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Firmino de Abreu Lima, de Pacatuba, destacou a importância do encontro. “Foi muito especial conhecer o autor do livro que a gente leu. Ver ele falando, contando como escreve, me fez gostar ainda mais de ler. A melhor parte foi quando ele falou com a gente de pertinho. Parecia um amigo contando histórias”, contou Miguel.
Já para o responsável pelo Espaço Cordel, o poeta Klévisson Viana, a homenagem é mais que justa. “Francisco Pedrosa Galvão, o nosso mestre Chico Pedrosa, está prestes a completar 90 anos em plena atividade, encantando pessoas de todas as idades. Ele é uma presença constante em nossas bienais, com uma mente afiada, dicção impecável e uma contribuição extraordinária como artista e ser humano. É uma gratidão enorme tê-lo conosco”, disse.
Lucinda Azevedo, CEO da editora IMEPH, também celebrou o momento. “É uma alegria muito grande lançar Paisagens da Inspiração. Nós temos a honra de publicar a obra de Chico Pedrosa, que toca leitores de todas as idades. Trabalhamos para que essas obras cheguem às escolas, porque acreditamos que a literatura liberta, humaniza e transforma. A IMEPH já publicou mais de 800 livros de autores nordestinos e mantém projetos que incentivam a leitura e a produção de livros por alunos da rede pública”, disse.
A homenagem ao mestre Chico Pedrosa foi um verdadeiro tributo à força do cordel e à importância de valorizar quem dedica a vida à arte de contar histórias com rima, sabedoria e coração.
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras — Mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará tem como foco principal debater a presença de mulheres na linguagem artística. O evento conta com curadoria de quatro importantes nomes: Sarah Diva Ipiranga, Amara Moira, nina rizzi e Trudruá Dorrico.
Gratuita, a programação acontece dos dias 4 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, com atividades como palestras e shows, além da famosa feira do livro. Para saber o que está previsto para cada dia, basta acessar o site oficial (bienaldolivro.culura.ce.gov.br) ou o Instagram (@bienaldolivroce).
A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br