Foto: Jeny Sousa
Foto: Jeny Sousa

O Aulão de Redação e Quiz da Educação na Literatura traz a cultura do Brasil para a ajuda dos estudantes

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é um evento comprometido com a literatura em todas as suas formas, em todas as maneiras que a sociedade interage com o livro. E uma das mais importantes funções sociais do livro é o de ser instrumento de ensino. Por isso, a Bienal do Livro reservou espaço para o Aulão de Redação e Quiz da Educação na Literatura, que aconteceu na Arena Henriqueta Galeno nesta segunda-feira, dia 07.

O evento, organizado pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Demócrito Rocha, trouxe sete escolas da Região Metropolitana de Fortaleza, todas da rede pública estadual de ensino: Dione Maria Bezerra Pessoa, São José do Pici das Pedreiras, Instituto de Educação do Ceará, Poeta Patativa do Assaré, Dona Creusa do Carmo Rocha, Centro Educacional O Amanhecer e Francisca Moreira de Sousa. No total, cerca de 160 alunos passaram pela Arena onde estão sendo realizadas atividades das mais movimentadas da Bienal.

O momento começou com uma aula do professor de redação José Dionísio sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve algumas diferenças do que geralmente é feito nesse espaço. Dionísio enfatizou que é impossível acertar completamente o tema de uma redação do Enem, pois temas são específicos, complexos, uma combinação de múltiplas palavras-chave que precisam ser respeitadas. O professor mencionou o tema da prova de 2024, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, e falou que muito alunos pontuaram pouco nessa prova por falarem exclusivamente dos desafios para a população de herança africana, como o racismo, sem mencionar a valorização da herança, os diversos elementos que podem e devem ser mais valorizados no Brasil.

O exemplo principal de Dionísio foi o mote central ao tema da XV Bienal: a mulher. Mulher que já foi assunto central da redação do Enem três vezes nos últimos dez anos, em 2015 (“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”), 2023 (“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”), e no Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade, em 2023 (“Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”). “A mulher não é um ‘tema’, mas uma parte da sociedade, que se envolve com todas as outras de uma infinidade de formas diferentes”, disse o professor Dionísio.“A missão do estudante, então, não é ‘adivinhar o tema’, mas ter um amplo conhecimento da sociedade, podendo puxar referências socioculturais para os diversos tipos de assuntos”, continua.

Dionísio mencionou diversos filmes brasileiros que poderiam ser usados como fonte para os temas mencionados, como “Que Horas Ela Volta?” sobre o trabalho de cuidado, “Nise: O Coração da Loucura” sobre as ciências de saúde, e o documentário “O Silêncio das Inocentes” sobre a violência contra a mulher. Ele disse ainda que a produção cultural brasileira pode ajudar a entender a sociedade brasileira.

E de cultura brasileira, os estudantes entendem (?). Depois do aulão, os estudantes foram convidados, três por vez, a fazer parte de um quiz sobre literatura brasileira, valendo prêmios de livros e material escolar. O quiz tinha o tema da XV Bienal, trazendo perguntas sobre personagens e escritoras femininas, e os estudantes estavam preparados, com todos os três participantes, acertando uma das perguntas mais difíceis da brincadeira, sobre o livro Úrsula, da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, o primeiro romance da literatura afro-brasileira. Os estudantes na plateia celebraram os acertos dos colegas, lamentaram os erros, e saíram do evento mais familiarizados com a literatura e mais preparados para seus próximos desafios.

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará 
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br 

Compartilhe

Barra de acessibilidade