Secult Ceará anuncia programação oficial da XV Bienal Internacional do Livro
Realizado pelo Governo do Ceará, evento acontece gratuitamente de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (6), na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), marcando o início da contagem regressiva para o evento, que será realizado gratuitamente de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento tem como patrocinadores a Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Durante o lançamento, foram apresentados o conceito e a identidade visual da Bienal, bem como as autoras e os autores já confirmados, além do time de curadoras e coordenadores dos espaços a serem montados no evento. Nesta edição, a curadoria da Bienal Internacional do Livro do Ceará é inteiramente feminina, formada pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório, orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura (Celiv) e coordenadora de Formação, Livro e Leitura (CCFOL) da Secretaria da Cultura.
Os 10 dias de programação gratuita reúnem uma ampla diversidade de atrações literárias e artísticas. O público poderá participar de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de prestigiar apresentações de artistas com reconhecimento no Ceará, no Brasil e no mundo.
Garantir o acesso ao livro e à leitura são um dos pilares da política cultural voltada aos cearenses. A secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, destacou o papel da Bienal dentro das diversas políticas públicas estruturantes de estímulo ao livro e à leitura promovidas pelo Governo do Ceará.
“É um dos maiores eventos da Secretaria da Cultura e tem como princípio fortalecer e estimular a leitura, o livro, o mercado editorial e a importância da leitura para o nosso desenvolvimento enquanto pessoa, enquanto sociedade e para a movimentação da nossa economia. Então, viva a Bienal Internacional do Livro do Ceará! Viva o livro, a leitura e a literatura cearense, brasileira e mundial”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela.
A última Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada em novembro de 2022, atraiu mais de 400 mil visitantes ao longo de 10 dias, com uma programação que incluiu mais de 700 atividades culturais e alcançou um volume de vendas de R$ 11,4 milhões. “São dez dias de programação durante a manhã, tarde e noite. Além da feira de livros, é um momento de encontro e do reencontro. Um momento de memória da história e a literatura nos abraçando e nos acolhendo para viver esse momento”, situa a coordenadora geral da Bienal, Maura Isidório.
Leia a matéria completa em:
Secult Ceará anuncia programação oficial da XV Bienal Internacional do Livro – Secretaria da Cultura