Nesta quinta, dia 10, aconteceu o encerramento do XI Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias do Sistema Estadual, que foi realizado durante os dias 8, 9 e 10 de abril, dentro da programação da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. Organizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará e pela Rede de Leitura Jangada Literária ao redor do Dia Nacional da Biblioteca (dia 9 de abril), o encontro reuniu diversos agentes da leitura de vários pontos do Ceará e do Brasil em rodas de conversas, palestras, sessões de contos e partilhas de técnicas e experiências.
Nos dois primeiros dias, os eventos foram das 10h da manhã até o fim da tarde, e o último dia foi planejado de outra forma para deixar a tarde livre para que os agentes da leitura pudessem visitar a Bienal Internacional do livro. Depois da mesa de conversa “Bibliotecas de acesso público (públicas, escolares e comunitárias): mediações para a promoção da leitura e da escrita”, com Fabíola Farias; Bel Santos Mayer e Alilian Gradela, e da sessão de contos “Mulheridades”, com a professora e escritora Elizete Nóbrega, houve o momento da entrega dos certificados.
Mais de 200 agentes da leitura compareceram ao encontro, fazendo parte dos três dias de programação, e todos receberam seus certificados comprovando sua presença nessa troca de experiências. A grande maioria dos presentes eram mulheres, fazendo jus a tese proposta pelo tema da Bienal, “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, que destaca o papel feminino na construção do “fogo das palavras”, do poder transformador da literatura.
É o caso de Teresinha Pereira de Jesus, fundadora e coordenadora da Biblioteca Comunitária Itinerante de Araporanga, um distrito de Santana do Cariri com cerca de 2 mil habitantes. Teresinha, à frente da biblioteca por todos seus nove anos de existência, avaliou que foram três dias muito produtivos. “Houve abordagem de temas muito relacionados com a nossa atividade, então foi uma oportunidade ímpar de crescimento para nós”. Teresinha destacou os momentos de contação de histórias e o trabalho com mediação de leitura como particularmente interessante e inspirador, e que irá levar novas experiências para a biblioteca.
Eliane Saraiva é uma veterana das bibliotecas e do Encontro. Coordenadora desde 2006 da Biblioteca Comunitária do Assentamento Novo Horizonte, na região rural do município de Tururu, esse é o quarto Encontro de Bibliotecas ao qual Eliane compareceu. E, dessa vez, ela conseguiu incentivar outras agentes de leitura da região a fazerem parte do evento. É que Eliane é articuladora da Rede de Bibliotecas Comunitárias Camponesas, uma rede fundada em 2024 unindo “cinco bibliotecas comunitárias em parceria, que realizam eventos, encontros a cada três meses para definição de metas e planejamento de ações coletivas ou individuais de cada biblioteca”.
Outra dessas bibliotecas na rede é a Os Doidim dos Mato, biblioteca camponesa fundada em 2016, também na zona rural de Tururu. A coordenadora, Maria Gleomar, veio para seu primeiro Encontro de Bibliotecas nesta edição. Não só com os livros opera Gleomar: “No nosso espaço funciona também um espaço de permacultura, onde a gente trabalha bioconstrução, trabalha as plantas”. O espaço já recebeu alunos da UFC, estágios da Escola Profissionalizante de Uruburetama Maria Aldair. “Estamos sempre recebendo pessoas para conhecer o espaço, as técnicas de bioconstrução e os sistemas agroflorestais”. Gleomar achou a experiência da Bienal e do encontro “muito gratificante”, e voltou para casa com novas ideias para cativar os públicos infanto-juvenil e feminino.
A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br